WooCommerce: WordPress e eCommerce

O que é o WooCommerce? O que precisa de saber antes de começar uma loja online? Como avaliar se é uma solução profissional e robusta?

Antes de mais alguns dados sobre o WooCommerce:

  1. Há mais de 600 mil lojas virtuais (24% dos sites e-commerce) criadas em WooCommerce.
  2. É um dos 5 plugins mais descarregados do WordPress com + de 6M de downloads.
  3. Existem mais de 2000 temas específicos para loja on-line/WooCommerce.
Estatísticas de market share: WooCommerce vs Shopify

Sobre o WooCommerce

O WooCommerce, apesar de não ter sido o primeiro plugin de e-commerce para WordPress a surgir, acabou por contribuir em larga escala para se considerar o WordPress (+ WooCommerce) como uma solução de e-commerce robusta e profissional. Apresento alguns aspectos que se deve ter em conta ao analisar uma solução de e-commerce e como o WordPress + WooCommerce se apresenta perante estes aspectos.

O que precisa saber antes de começar uma loja online?

  1. Que tipo de produtos? ( simples ou variáveis, físicos ou digitais ) 
  2. Preciso de gestão de stock? 
  3. Quero ter possibilidade de adicionar um cupão ou ter períodos de desconto? 
  4. Que meios de pagamento irá permitir? 
  5. Como irá tratar da entrega das encomendas? 
  6. Como irá tratar da faturação e Impostos?

Modularidade e Extensibilidade

Cada vez mais, devemos encarar os projectos web numa perspectiva de evolução constante, sendo assim é fundamental a adopção de estratégias e tecnologias de desenvolvimento que garantam capacidade de incorporação de novas funcionalidades.

Em termos de extensibilidade, uma solução de ecommerce deve apresentar as seguintes características:

Umas das características fundamentais dos sistemas de informação para que a sua arquitectura e implementação sejam mais facilmente perceptíveis é a sua “modularidade” (capacidade de dividir em partes os diversos componentes da plataforma).

O PHP é uma linguagem que goza de uma grande popularidade na web (um pouco como o JavaScript). Os principais sistemas PHP, nomeadamente o WordPress tem uma comunidade de grande dimensão e isso contribui naturalmente para a existência de muitos plugins. Assim, apesar de a quantidade nem sempre ser sinónimo de qualidade, essa é uma vantagem em relação a outros sistemas, que apesar de serem também open-source, acabam por apresentar menos opções neste aspecto.

Facilidade de Configuração e Personalização

Sem dúvida que a facilidade de configuração (da perspectiva de quem gere a loja) e a possibilidade de poder personalizar a loja são aspectos extremamente importantes.

O WooCommerce tem um vasto leque de opções de configuração e personalização mas é também verdade que estas opções nem sempre são intuitivas e fáceis de encontrar. Para além disso algumas personalizações poderão necessitar da instalação de mais plugins ou envolver até a criação de novos plugins. Se estiver a contratar uma empresa para o ajudar com a sua loja online deve garantir que existe uma formação adequada no final e/ou que existe uma passagem de conhecimento para a sua equipa interna.

Escalabilidade

Ao nível da escalabilidade, uma solução de ecommerce deve dar opções de deploy/instalação que permitam que esta se adapte às exigências crescentes da solução.

O WordPress apresenta vários níveis de configuração que permitem adaptar a solução ao contexto em que esta se insere, nomeadamente:

Workflow e Segurança

Ao nível da segurança, uma solução de ecommerce deve permitir diferentes níveis de acesso e ter a capacidade de facilmente receber actualizações de software.

O WordPress publica a cada 3-4 meses actualizações de software e no caso de incidentes críticos as correcções são disponibilizadas de imediato. Dado o uso crescente da utilização do WordPress tem havido cada vez mais especialistas a declarar o WordPress como um Content Management System capaz para se implementar os mais altos níveis de segurança.

Faturação Automática

Hoje em dia já não é fazível lançar faturas manualmente a cada encomenda. Por isso qualquer solução de ecommerce deve ter suporte para faturação automática de forma fácil e intuitiva.

No caso do WordPress + Commerce são várias as soluções disponíveis para este efeito no mercado.

Por estas razões a solução WordPress + WooCommerce é já usada hoje em dia por muitas lojas online e é uma aposta segura para a venda dos seus produtos na Web.

Ver também:

Start a Project

Want to work with us?